Projetos
Terminal Intermodal de Campanhã

As Portas de Harmónio Breda-Refral permitem automaticamente a entrada do Terminal Intermodal de Campanhã com mais de 35 metros de largura.

Arquitetura: Brandão Costa Arquitectos

Promotor: GO Porto – Gestão e Obras do Porto, EM

Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra: Riportico

Construtor: Grupo ACA

Ano de Construção: 2019-2022

O Terminal de Intermodal de Campanhã representou um investimento de cerca de 13 milhões de euros com o objetivo de dotar a cidade do Porto com uma infra-estrutura que agrega: autocarros da STCP e operadores privados, comboios urbanos e de longo curso, metro, táxis e parque de estacionamento para 230 automóveis e 100 bicicletas.

Portas de Harmónio Breda-Refral

Um dos grandes desafios deste projeto foi encontrar uma solução que permite-se fechar a grande entrada do terminal. As soluções mais convencionais de portas exigem calhas verticais fixas de 6 em 6 metros, o que era inviável para um projeto que exige a entrada totalmente desimpedida para a entrada e saída dos autocarros.

As Portas de Harmónio Breda-Refral são especialmente adequadas para este tipo de projetos. Permitem fechar entradas de enormes dimensões, sem necessidade de qualquer elemento vertical ou mesmo calha inferior no chão. Funcionando de forma automática ou manual, cada um dos painéis desliza para as laterais, ficando aparcados num espaço muito reduzido (tendo em conta a área que fecham).

Neste projecto do Terminal Intermodal de Campanhã, juntamente com a equipa de Arquitetura foi pensando um painel personalizado com uma rede aberta na sua parte superior. Esta abertura garante a ventilação do espaço interior, mesmo com as portas fechadas.